Como criar ou atualizar o Brasão do seu moto grupo ou moto clube.

Como uma tatuagem, essa logomarca transmite a essência do seu grupo.

 

Como editor do Bora Mundo tenho convivido com um mundo a parte do motociclismo, o universo dos brasões. São imagens e composições visuais que identificam os moto grupos ou moto clubes. Uma verdadeira exposição de arte em coletes e bandeiras que encantam e refletem a essência de cada grupo. Como publicitário e designer, já criei muitas identidades visuais para diferentes empresas e vou tentar aqui repassar algumas técnicas que julgo ser importantes para quem pretende criar ou atualizar o seu brasão.

1 – A escolha do nome

Essa dica é para os grupos que estão se formando. O nome é o mais importante no processo de construção da imagem. Essa escolha tem que partir dos seus membros e é um dos momentos cruciais do processo, que pode gerar dúvidas e até divisão de opiniões. Para facilitar esse processo recomendamos:

1.1 – Se for um grupo onde os integrantes tenham uma mesma profissão, ou gosto por determinado entretenimento ou esporte esse sem dúvida será o melhor nome para identificar esse grupo. Ex. PARAQUEDISTAS

1.2 – Se o grupo for heterogêneo e não tiver essas afinidades tão especificas, devemos partir para um nome que seja consenso do grupo. Nesta hora tudo pode ser considerado para este “batismo”: – animais, objetos, coisas, insetos e até fenômenos naturais. Vale lembrar que nomes que tenham conotação pejorativa, pornográfica, criminosa, intolerante ou terrorista podem transmitir uma ideia errônea sobre a proposta do grupo. Se forem optar pelo bom humor ou palavras em outro idioma que seja de senso comum para que todos entendam.

1.3 – Para reforçar o nome escolhido podemos associar adjetivos e atributos próprios do motociclismo: – união, respeito, força, coragem, amizade, estrada, alegria. Ex. PARAQUEDISTAS DO ASFALTO..

A escolha do nome recomendamos que seja através de um “brainstorn” (em bom “minerês” um “Toró de Parpites”), onde seja feita uma lista com várias opiniões dos integrantes para que todos manifestem suas sugestões. Cabe a liderança do grupo a escolha final ou submeter a votação do grupo em no mínimo 3 e no máximo 5 nomes finalistas.

Nome escolhido faça uma busca no Registro.br um site onde você além de ter certeza que o nome é exclusivo te permite o registro de domínio para internet no seu cpf ou cnpj do grupo.

A ilustração explicita do nome Motociclista, Paraquedas e Estrada
2 – A Escolha da imagem

Deve ser uma ilustração do nome. Nessa hora devemos recorrer a algum integrante que tenha habilidade em desenho a mão livre ou digital. Se for preciso recorrer a algum profissional este deverá receber um briefing com as informações do grupo para que possa conseguir transmitir essa imagem através de um desenho.

2.1 – Se for buscar alguma imagem na internet cuidado com os direitos autorais. No Google Imagens você consegue filtrar no item ferramentas, imagens livres para uso. Alguns sites de ilustração vendem on- line desenhos prontos, mas como o Google não garantem exclusividade na utilização.

Introdução do desenho em moldura na cor dourada

2.2 – Na hora de compor a imagem você deve pensar na aplicabilidade, ou seja que sua imagem será usada em brasões, coletes, patchs, botons. Uma boa dica é usar sempre imagens vetorizadas que viabilizam principalmente a aplicação do bordado e do silk screem. Se optarem por imagens ou fotos em outras extensões a aplicação será restrita a sublimação em tecido ou impressão em adesivos ou papel.

Extensões de imagem – jpg, png, bitmap

Extensões de vetor –  cdr, ai, pdf

2.3 – Um boa opção é fazer uma composição juntando a imagem principal com outros elementos. Alguns símbolos são ícones do motociclismo e podem agregar seus significados a imagem que o grupo quer transmitir são eles :

Águia – Liberdade

Cruz de Malta – Força

Caveira – Igualdade

Veja mais na matéria Símbolos do Motociclismo.

Procure conhecer o significado de tudo que utilizar na composição da imagem do seu grupo, para não serem mal interpretados.

Introdução das asas de águia na moldura
3 – A logotipia, uso das letras.

Existe um padrão estabelecido para a montagem do brasão pelas regras internacionais de Moto Grupos ou Moto Clubes. Ele consiste do nome do Grupo, MG ou MC (moto grupo ou moto clube), data e local de fundação. Neste item local cabe também a localização das facções do grupo original. Você pode usar ou não este padrão. Veja mais na matéria Moto Clube e Moto Grupo.

3.1 – São milhares de fontes disponíveis, várias famílias de letras. Neste momento o certo é lembrar que o nome deve ter leitura fácil para que a imagem do grupo possa ser consolidada. Letras distorcidas ou muito ilustrativas dificultam a leitura. O tamanho das letras em relação a imagem não devem ser nem grandes demais e muito menos pequenas. Bom senso e bom gosto são as melhores dicas nessa hora, mas um erro nas letras pode comprometer todo seu trabalho. Uma dica, se for optar por letras góticas melhor utilizar maiúsculas e minúsculas, se for utilizar tudo em maiúsculo pode comprometer a leitura. Letras muito clean, muito finas ou cursivas são muito difíceis de utilizar sem comprometer o bom resultado.

Exemplo da fonte old english que se usada apenas as maiúsculas tornam a palavra ilegível
Letra usada Geometr que tem leitura fácil e otimo alcance visual
4 – As Cores

Em todo processo de construção do Brasão você deve lembrar que sua utilização no fundo preto será muito grande. Portanto utilize cores que contrastem com o preto para dar o devido destaque ao seu brasão.

Brasão completo com a sigla MG de moto grupo, ano de fundação e cidade de origem, observe o contraste da borda dourada no fundo preto.

Brasão pronto! Recomendamos seu registro de marca no INPI – Instituto Nacional de Propriedade Intelectual. Seu brasão ganhará uma letra R no círculo que significa marca registrada.

Dicas de Ouro

Quanto mais cores você utiliza mais caro pode ficar a impressão e o bordado do seu material.

Brasões muito cheios de elementos podem comprometer impressão de botons, chaveiros, couro em tamanho reduzido

Brasões com pouquíssimos elementos podem comprometer a eficiência das bandeiras onde a impressão ampliada expõe um trabalho pouco elaborado.

A composição final do seu brasão tem que formar um quadrado imaginário.

Nomes curtos são mais fáceis de assimilar que os grandes.

Se precisar de enviar sua marca para assinar aquele evento que seu grupo estará presente envie na versão PNG que tem o fundo transparente e sua marca não vai ficar com aquele quadrado no fundo.

 

Espero ter ajudado! Mãos a obra! De uma boa dose de inspiração e de uma boa reunião do seu grupo surgirá mais um brasão incrível.

Estamos aqui a disposição de quem precisar de ajuda.

 

 

Comments (2)
Add Comment
  • Alexandre

    Tenho meu brasão tem uma dica de quem pode fazer ele impresso ou bordado????

    • Ricardo Pinheiro

      Bom dia, pode ligar 31 97309-9402 fale dom Ricardo.