Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

VOCÊ SABE COMO CUIDAR DA PINTURA DE SUA MOTO ?

Veja dicas de como manter sua Moto sempre aquele espetáculo.

2 1.834

Em cada point que vamos ou nos encontros de motos as estrelas são as motocicletas. Algumas são pintadas de cores exóticas, com grafismos. Tenho certeza que você também já reparou nessas motos. Já se perguntou como é o cuidado com a pintura?

Mesmo a pintura original que vem de fábrica precisa de cuidados.  E os riscos e arranhões? Como fazer para evitar o desgaste da pintura?

O acúmulo de sujeira é um dos maiores causadores de riscos á que o atrito da sujeira acumulada causa danos no verniz.

Uma dica importante é manter sua motocicleta sempre protegida da chuva e do sol.  Caso não tenha garagem coberta procure deixar sua moto sob uma capa para protegê-la das intempéries do tempo.  Sabe-se que a chuva por ter acidez pode corroer o verniz da pintura e a exposição ao sol também altera a pigmentação da tinta.

Para limpar a moto utilize um pano de limpeza molhado apenas com água ou produto próprio para limpeza de moto, como sabão neutro.

Lembre-se que os detergentes comuns não devem ser utilizados  pois,  por serem mais abrasivos podem danificar a pintura.  O pano utilizado para a limpeza da moto deve estar molhado ou úmido; nunca deve ser utilizado pano seco.

Outra dica importante é não utilizar equipamento pressurizado de água (jato d’agua). A pressão  que a água faz poderá se infiltrar na parte elétrica e causar um estrago tanto na parte dos componentes eletrônicos quanto causar um desgaste no verniz.

O correto é fazer a lavagem da moto com água fria. Para espalhar o xampu (neutro) ou detergente neutro  utilize uma esponja ou um pano macio.  Observe o local onde irá realizar a lavagem e dê preferência  a um local que tenha sombra para que o detergente em contato com o sol não cause manchas na pintura.

Após a utilização do detergente jogue água e enxugue com um pano macio. Cuide para que este pano esteja limpo.  Para que toda a água que foi utilizada na lavagem da moto  escorra deixe a moto parada no  descanso central.  Caso sua moto possua partes cromadas não deixe água nem sabão, limpe imediatamente para não causar ferrugens.

Se optar por utilizar querosene para limpar o motor, esteja atento pois, se o querosene entrar em contato com as partes plásticas e emborrachadas, pode vir a causar um ressecamento e se atingir a pintura poderá causar manchar que só um funileiro pra te salvar.

Leia sempre as instruções do fabricante antes de utilizar materiais como querosene, cera líquida e cera em pasta.

  1. Flaviano Araujo Diz

    Muito bom seu artigo parabéns pelas dicas

  2. Carla Diz

    Amei o post 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.