Se a sua desculpa para não viajar é que sua moto é de baixa cilindrada, depois de ler esta matéria não terá mais desculpas.
Nunca viajou pilotando uma moto? Experimente, você não sabe o que está perdendo… nenhum veículo interage tanto com a paisagem como a moto, as vezes até fazendo parte dela.
Fato é que as motos menores vão aos mesmos lugares que as motos maiores só que num outro ritmo. A moto é um veículo que vai a qualquer lugar. Existe um preconceito grande em relação à moto de baixa cilindrada. Perguntas como: “será que a minha moto chega lá?”. Claro que chega! Toda moto vai a qualquer lugar!
Temos visto relatos de grandes viagens em motos de baixa cilindrada, exemplo o Marcio que foi ao Atacama na sua branquinha uma PCX da Honda (matéria publicada no blog borá mundo ). A diferença está no planejamento do roteiro, já que as características da moto, o conforto e a autonomia influenciam diretamente no tempo gasto para fazer o percurso.
Uma vantagem das motos pequenas em relação às maiores é que sua mecânica é mais simples. Significa que em qualquer lugar que você vá existem mecânicos e peças para resolver o seu problema com facilidade.
Uma frase que muito me inspira: “A viagem deve dar prazer e não ser algo penoso, divirta-se! “
”Prever o que pode dar errado é o que te distingue dos que conseguem atingir os seus objetivos ao pilotar uma moto, sejam eles grandiosos ou não. “
Uma dúvida que paira no ar é: a moto de baixa cilindrada vai ter um bom desempenho na estrada em viagens mais longas?
Viajar com moto de baixa cilindrada tem suas vantagens, desvantagens e limitações. Uma vantagem é o consumo. Outra vantagem é a facilidade de manutenção (em qualquer lugar você encontra facilmente peças e algum mecânico “fera”).
O desconforto de uma moto de baixa cilindrada é na hora da ultrapassagem . Para isso esteja alerta e só ultrapasse quando as condições forem favoráveis.
Ficar atrás daquele caminhão lento a subida da serra inteira é bem chato, mas pode ser uma realidade para quem anda de baixa cilindrada. Quando abre a oportunidade de ultrapassagem geralmente um carro acaba nos tomando a dianteira ou o espaço não permite fazer de forma segura. Com o tempo você aprende a viver com isso e já calcular a distância/velocidade que deve ficar para não ficar respirando fumaça atrás do caminhão e ultrapassar quando possível.
Para realizar uma viagem longa com sua moto de baixa cilindrada você deve estar atento: primeiro a moto tem que estar tinindo, no ponto, revisada pneus novos, elétrica e mecânica perfeita. A partir daí algumas considerações devem ser feitas: vai com garupa, sem garupa, qual o peso da bagagem? Condições da estrada? Planeje bem o seu roteiro, faça a média do consumo e tenha em mente os locais de abastecimento na estrada. Fique atendo aos obstáculos da estrada.
A moto pequena vai a qualquer lugar, basta que esteja em boas condições mecânicas e elétricas. Respeite seus limites e os limites da máquina. Não pilote com sono ou sob o efeito de álcool ou drogas. Pilote defensivamente respeite as leis de trânsito.
Boa estrada!!!
Não é o tamanho da moto a coisa mais importante pra se viajar, o que importa é o tamanho da disposição do piloto! Adorei a matéria!
Eu e Leo Montolli fomos de Belo Horizonte a Colatina de Twister 250. Uma das melhoras viagens que já fiz na minha vida….. e olha que eramos bem pesos pesadinhos…. Onde vai uma moto 1200 vai uma 250…. mais devagar…. mas vai… fomos e voltamos muito bem…