A princesinha da Zona da Mata

Acaiaca - MG

Muito sugestivo o apelido dado a esta cidade, “Princesinha da Zona da Mata”. Fui conferir…

Tanque cheio, pneus calibrados, freios ok, vestimenta de segurança no corpo, parti rumo a MG 262, sentido Ponte Nova/MG. Estrada gostosa de andar, principalmente a Rodovia dos Inconfidentes, a MG 356, embora perigosa na descida da serra de Itabirito, asfalto muito bom, uma atenção apenas com possíveis manchas de óleo deixadas por caminhões (rota de minério), curvas macias e em baixa velocidade, muitos “S”. Jamais tire seus olhos do seu traçado nas curvas. Região com muitos acidentes!!! Já ajudei alguns motociclistas caídos (Todos com vida).

Quase chegando em Ouro Preto, entrei na estrada rumo Mariana, Ponte Nova, e aos 150kms (mais ou menos) de BH chego no trevo de Acaiaca, essa tal “princesinha”.

Saindo da MG 262 e entrando na estrada para Acaiaca (MG 829, pouco mais de 7 kms) muito bambuzal, que até envergam formando as vezes aqueles cones verde amarelo, bem bacana!

Ao surgirem as primeiras casas nesta estrada, já dá para perceber uma diferença, ruas limpas, bem cuidadas e com bastante quebra-molas. Entendido, há um grande escola bem na chegada da cidade (instrumento de educação e da educação deste povo). Mais uns 3 kms a 20km/h, apreciando cada casa, morador, chego onde me parece ser a parte central da cidade, área de comércio, coqueiros enoooooormes, vários, supermercados, bares, parecia ser o “point” do lugar. E de pitoresco, um “moleque” carregando uma sela para cavalo de monta, possivelmente para dar uns rolês pelas cidade, nesta cidade de aproximadamente 4000 habitantes, e forte na pecuária de leite.

Nesta mesma estrada, em linha reta, uma ponte sobre o rio do Carmo. Atravesso e vejo mais de Acaiaca. Um cidade plana, bem verde, com muitos coqueiros enormes, e um mix de casas antigas e casas novas, bem interessante!

Ahhhh!!!! O coreto e a Igreja, não poderiam faltar. É sempre meu ponto de parada! Estacionei.

Descanso acionado, flecha de prata (desligada), fui curtir aquele local, como sempre digo, meus olhos não se cansam de tanta imagem que absorvo, me encanto!!!

No coreto, com a renovação do ar do pulmão e a oxigenação perfeita do cérebro, permaneço por cerca de 1 hora e, volto satisfeito com a “Princesinha da Zona da Mata” ao meu ponto de partida, “BelÔ”;

Com relação à grafia do nome da cidade é interessante destacar também que é um palíndromo, pode ser lida de trás para frente,
“A C A I A C A”.

Até a próxima e UM FELIZ NATAL a todos, principalmente para os que curtem MOTO, ASFALTO e MINAS GERAIS assim como eu.

Comments (0)
Add Comment