A lei obriga o uso de capacete e de vestimenta adequada para conduzir motos. Mas ainda não foram definidos critérios para os itens de vestimenta. Segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido o piloto utilizar calçado que não se firme nos pés – como chinelo – ou que comprometa o uso dos pedais. Por isso, as botas são os calçados ideais para motociclistas, visto que os pés são uma das partes mais vulneráveis do corpo.
Uma das partes mais vulneráveis dos motociclistas acidentados são os pés e calcanhares, não pilote desprotegido.
Sempre utilize equipamentos de segurança: luvas, capacete e botas são equipamentos de proteção essenciais, assim como uma boa jaqueta. As estatísticas comprovam que mais de 30% das sequelas ocasionadas por acidentes com motos são evitados com o uso de equipamentos como calças e jaquetas especiais, além de luvas e botas
O uso de calçados adequados são essenciais para aumentar a segurança do motociclista, além disso numa colisão lateral com outro veículo, o pé fica totalmente desprotegido com um calçado de uso diário.
Com o crescimento do moto turismo no mundo, os fabricantes desenvolveram botas também para todo tipo de terreno e viagens. São modelos que mesclam as botas de off-road/trilha com as botas de turismo on-road.
Nas lojas há opções de botas para homem e mulher. Há calçados de couro com material mais resistente e modelos impermeáveis. Existem modelos muito usados por motoboys, que de fato são impermeáveis, porém, pecam em proteção e não agradam a maioria.
O ideal é ter dois pares de botas, uma de cano baixo para passear no dia a dia e a outra de cano alto para estradas ou percursos longos. Existem no mercado opções de coturnos que protegem e permitem também o uso casual, sem abrir mão de conforto e estilo. Os modelos sem cadarço são mais aconselháveis por não correr risco de enroscar na corrente.
As principais regras quando se trata de calçados para motociclistas é certificar-se de que eles são resistentes, e que eles tenha proteção sobre os tornozelos. O conforto e a segurança tem que ser levados em consideração. A função principal de uma bota não é proteger em caso de quedas?
Existem vários tipos e modelos de botas com design que primam pelo conforto e a segurança, temos hoje em dia várias opções de cores, materiais, características e preços que agradam a qualquer motociclista. Comprar uma boa bota é investir em segurança. Nunca pilote usando calçados não específicos (chinelo por exemplo).
Então, você prefere as de cano longo
ou cano curto?