O que vou contar aqui são coisas que aprendi na prática ouvindo, experimentando, são maldades e malícias do dia-a-dia e agora compartilho com vocês.
A primeira coisa que não te ensinam na moto escola é que a motocicleta precisa estar visível no trânsito, farol aceso SEMPRE é obrigatório. Uma moto colorida vai chamar mais a atenção do que uma moto pretinha básica. A minha é amarela. Ok. Sua moto não é colorida, então capriche nas cores do capacete e da vestimenta de proteção. E cuide para não ficar em um ponto cego.
Já foi dito aqui no blog MAIS IMPORTANTE DO QUE VER É SER VISTO !
Ficar atrás dos carros no trânsito é uma coisa muito perigosa. Ficar atrás de um veículo onde você não enxerga o que tem à sua frente, o carro tampa a sua visão e pode encobrir algum buraco na pista, ele desvia, você não. E ainda tem mais um motivo: em caso de freada brusca do carro você irá bater pois não terá espaço nem tempo para desviar do carro à sua frente. Mantenha-se sempre atrás dos cantos dos veículos e caso precise desviar fica mais fácil.
Manter distância de caminhões e veículos muito grandes, principalmente nas estradas. O vento produzido (vácuo) pode te sugar para perto do caminhão.
Recomendo a utilização do equipamento de proteção, mesmo se for pertinho, na padaria da esquina. Sempre utilize equipamento individual de proteção. Capacete, calça comprida, jaqueta, luva e bota. Proteção nunca é demais!
Você pode pilotar arrumadinha e protegida. Não use brincos grandes, prenda os cabelos se forem compridos, use o buff .
Confira a previsão do tempo, use capas de chuva ou jaqueta impermeável. O que não vale é ficar molhada arriscando pegar uma gripe. E com chuva você já sabe não é mesmo, reduza a velocidade e aumente a atenção. O tempo de frenagem com pista molhada é diferente do tempo de frenagem com pista seca. Mantenha distância do carro da frente.
O trânsito é para todos. Sempre cumprimente os outros motociclistas parados no sinal. Dentro do capacete existe um ser humano.
Já cuidou da manutenção da sua moto esta semana ? Verificou a calibragem e a banda de rodagem dos pneus? Lubrificou a corrente? Olhou tudo que precisa direitinho? Fez uma verificação visual ?