DICAS PARA GARUPA
Vamos combinar que ser garupa nem sempre é o melhor dos mundos, garupa tem um monte de regrinhas a obedecer em prol do equilíbrio da dupla.
REGRAS FUNDAMENTAIS:
Ao subir ou descer da moto avise ao piloto;
Sempre ajude ao piloto nas manobras, como por exemplo: – na hora de estacionar;
Quando em movimento nunca faça movimentos bruscos, principalmente nas curvas;
Ao passar em pedágios, é função do garupa ter o dinheiro trocado para realizar o pagamento;
Nas curvas deve auxiliar o piloto fazendo a transferência de peso. Garupa deve se apoiar nas pedaleiras quando o piso for irregular;
NUNCA, JAMAIS, EM TEMPO ALGUM garupa poderá adormecer é ACIDENTE NA CERTA ! ;
Nas arrancadas e freadas, garupa deve estar atento e com reflexo apurado para apoiar-se nos suportes e não no piloto;
Nas paradas, garupa NÃO deve colocar o pé no chão, isto desequilibra o condutor;
Em velocidade ou quando houver vento muito forte, devem permanecer agarradinhos piloto e garupa, para evitar o desequilíbrio da moto;
Garupa NUNCA pode bater no capacete, apertar o joelho ou dar socos nas costas do piloto para não desconcentrá-lo.
Ajeitar capacete, óculos, tirar ou colocar luvas, arrumar o cabelo, só quando a moto estiver parada ou em baixa velocidade (60 km).
Trajes do piloto e garupa: – Jaqueta, Luvas, Botas, Capa de Chuva. Use sempre seu traje de proteção.
Garupa pode eventualmente ser o navegador, se ele conhecer a estrada vai avisar as placas, trevos, obstáculos etc. O uso do intercomunicador facilita essa conversa, mas nada de ficar batendo papo.
Pesquisamos na rede vimos um texto muito bom sobre ser garupa, vamos citar aqui um trecho o qual achamos muito relevante.
“Ser garupa é confiar a sua vida ao piloto que o conduz. É saber que para que haja equilíbrio é preciso ter coragem. Ser garupa é ser recíproco, parceiro e ser o espelho do seu condutor”.*
*Frase extraída do texto da motociclista Taty Cigana
que faz parte do motogrupo Ciganas Estradeiras.