Muitos não utilizam luvas ao pilotar. As desculpas para não usá-las são muitas, porém, a mais recorrente delas é: elas tiram ou dificultam a movimentação das mãos.
Se isso acontece com você, pergunte-se: Será que não está utilizando o modelo errado de luva?
Existem vários tipos de luva no mercado, basta encontrar o modelo e o tamanho ideal para suas mãos.
Ao escolher um par de luvas observe se ela permite uma boa flexibilidade das mãos, sem comprometer a sensibilidade dos dedos.
Pode não parecer mas as luvas estão entre os mais importantes equipamentos de segurança para os motociclistas.
Primeiro você deve determinar o tipo de uso:
Pilotagem urbana
Se você anda mais no perímetro urbano deve dar preferência para os modelos curtos. Uma boa luva tem que ser ventilada e oferecer uma boa proteção.
Pilotagem em estradas
Mas se você é do tipo que se aventura pelas estradas com freqüência, dê preferência para os modelos de cano longo. Essa escolha se justifica pelo fato desse modelo ficar por cima do punho do casaco evitando a entrada do vento pela manga. Geralmente as de cano longo são feitas com dupla costura, que são mais resistentes à abrasão, e têm proteção de material sólido no punho e por cima dos dedos. Estas normalmente têm dois fechos de velcro, um maior e um menor. O maior é para ajustar o cano no diâmetro do casaco; já a tira menor, serve para impedir que a luva saia da mão no caso de abrasão no asfalto.
As luvas de chuva ou para inverno possuem um forro de material próprio para que os poros das mãos possam respirar.
O importante ao escolher um par de luvas é procurar adequar o conforto com a proteção. Existem modelos que atendem a todos os tipos de pilotos. Você certamente irá encontrar a luva ideal para você!
Atualmente no mercado existem muitas opções de escolha de material. Antes as luvas eram feitas de couro bovino e couro de canguru. Através das pesquisas dos fabricantes, foram desenvolvidas luvas de vários materiais.
No que diz respeito à proteção temos:
O Kevlar que é um material muito resistente e é colocado nas luvas na parte superior das falanges e na palma da mão, que são as zonas da mão mais expostas em caso de queda.
O Carbono que é super resistente e leve, geralmente é colocado nos dedos e na zona dorsal do túnel carpiano.
A Cordura (que é um tecido de composição sintética) muito resistente, e impermeável. Esse material é utilizado nas luvas de inverno e em luvas de utilização mista.
O Thinsulate que é um material isolador muito leve e fino praticamente é utilizado em todos os tipos de luvas, assim como o Nylon, a Lycra e o Polyester .
O que não podemos ignorar que as mãos são as primeiras que tocam o chão em caso de queda.
Limpeza das luvas
As luvas também precisam de uma limpeza adequada.
As de material sintético devem ser lavadas com detergente próprio a uma temperatura não superior a 30º. Ao lavá-las, não devem ser exprimidas e devem secar viradas ao avesso.
As luvas esportivas não devem ser lavadas com sabão mas sim com produtos próprios recomendados pelos fabricantes. E, antes de secarem completamente, devem ser colocadas na mão para recuperar a forma.
DICA: Depois de completamente secas, aplicar um creme.
Deixar de usar as luvas ao pilotar não é uma opção.
Seja na cidade, na estrada, em pequenos ou grandes trajetos use-as sempre.