Saiba diferenciar MotoCross, Enduro e Trail. As três modalidades possuem características parecidas, mas são diferentes, principalmente por causa dos modelos de motos utilizadas e nos locais onde são praticados.
No Motocross, as motos são projetadas para a competição, com muita potência em alta rotação. Geralmente são realizados em terrenos fechados ou pistas fechadas em função dos saltos. Os modelos de motos utilizados nessa modalidade são mais altas e preparadas para suportar muitos saltos com suspensão de longo curso, porém muito rígidas. Possuem maior resistência e muita potência. Esse tipo de motos não pode ser utilizado em vias públicas por não possuir placas, nem piscas e retrovisores. Para participar de campeonatos, elas são muitas vezes levadas a reboque até o local da competição.
Enduro é uma modalidade do motociclismo, é praticado em trechos planilhados de todo tipo de terreno. A maior parte dos eventos são provas de regularidade, isto é, cada piloto deve cumprir o trajeto da prova num tempo previamente designado. A pontuação é marcada com penalização dos pilotos conforme se distanciem do tempo determinado para a prova. Nas provas de enduro, tradicionalmente, os pilotos partem agrupados, cada grupo separado por apenas alguns minutos.
As motos de Enduro podem andar em trilhas e nas estradas, sendo permitido seu uso nas vias públicas, pois possuem matrícula, pedal de descanso, faróis e outras coisas, mas para isso elas precisam estar de acordo com as normas de tráfego rodoviário.
Já no Trail são utilizadas motos específicas. Nada impede que as motos “de trilha” também sejam utilizadas nos enduros. Geralmente as trilhas são feitas principalmente no meio do mato, montanhas e estradas de difícil acesso. Andar de moto de trilha é muito diferente de andar na rua. Atenção: existem maneiras corretas e erradas para pilotar motos de trilhas. Conhecer as formas corretas irá aumentar a sua segurança e minimizar os riscos.
É importante saber que para garantir a sua segurança na pilotagem ao praticar qualquer uma das três modalidades aqui listadas, o uso do equipamento próprio para motociclismo Off Road é fundamental: capacetes, joelheiras, luvas, botas, cotoveleiras, óculos e protetores de tórax.
Motocross feminino:
Lógico que as mulheres não iriam ficar de fora! As mulheres vem cada vez mais ganhando espaço no motociclismo e nesse esporte não seria diferente.
Antes considerado um esporte destino aos homens – o Motocross vem abrindo seus horizontes e quebrando tabus e preconceitos ao incluir mulheres como praticantes dessa paixão. Empoderadas elas dominam técnicas e se igualam aos homens no quesito coragem para a prática sobre duas rodas.
O motocross feminino está obtendo gradativamente mais adeptas, derrubando preconceitos com muita coragem e garra.
Existe uma categoria exclusiva para mulheres : o Campeonato Mundial de Motocross Feminino ( Women’s Motocross World Championship) que foi criado em 2005 e como o nome diz é exclusivo para o sexo feminino. Ocorre anualmente, com diversas fases ao redor do mundo.
Aqui no Brasil temos o Campeonato Brasileiro de Motocross Feminino, que teve início em 2010.
Destacamos aqui duas empoderadas : Mariana Balbi e Maiara Basso que representam muito bem o Motocross Feminino Brasileiro. As mulheres estão cada vez mais sendo reconhecidas nesse esporte.
A Equipe Kapangas foi criada em 2015, para participar da 1ª Edição da EFX da Mulher (um enduro só para mulheres) que foi organizado pelo “Fabião” equipe Adrenatrilha . O “Fabião“ é o maior incentivador das mulheres nesse esporte.
Atualmente as Kapangas são 40 integrantes de diversas cidades de São Paulo e de outros estados como Goiás, Paraná, Rio de Janeiro e Minas. Tem até uma pilota que representa a equipe no Japão.
As pilotas são de diversas categorias do off road, como trilheiras, enduro, trial, veloterra e motocross.
Ano passado (2017) a equipe Kapangas foi campeã na EFX da mulher e este ano querem o Bi.
O Enduro da mulher acontece todos os anos no mês de março para comemorar o dia internacional da Mulher. Ano passado foi na cidade de Campos do Jordão /SP.
Lembrando que diferente dos homens neste esporte, as mulheres quase nunca tem apoio, patrocínio ou prêmios em dinheiro.
A Equipe das Kapangas é totalmente mantida com recursos próprios. As pilotas é que pagam a manutenção das motos, as inscrições para participarem de eventos, as viagens, hospedagem, etc. Os maiores apoiadores sempre são os maridos, filhos e a família de modo geral.
Se você se inspirou, e quer praticar Off Road, não perca tempo! Gosta mais de Motocross, Trilha ou de Enduro? Faça seu comentário e enriqueça a matéria.