Ah Bolívia, linda Bolívia, palco de segredos e mistérios, dona de uma natureza exuberante. Não importa quantas vezes a visitamos, sempre iremos encontrar algo inusitado.
Chochis é um desses lugares, pela estrada,só se vê uma montanha, que chama atenção, na linguagem geológica, essa formação ganha o nome de “morro de testemunho”, para se ter uma noção do que se trata, no Brasil, seria nossa chapada Diamantina o morro de testemunho.
Região de pouca exploração e com poucas referências, mas se o objetivo da sua viagem é sair dos roteiros chamados de “roteiros de rebanho” bolivianos, Chochis é o destino.
Pequeno lugarejo pertencente a Robore, localizado a uns 360 km de Santa Cruz de La Sierra, vilarejo que habita uma população com poucos anos de história.
É um paraíso, verdadeiro local para se descansar, desfrutando dessa natureza exuberante.
Chochis está na estrada Bioceanica, a 40 km de Robore a caminho de Santiago José de Chiquititos, local com grandes atrativos naturais e culturais.
Buchecha me contava histórias desse lugar, levando-me longe na imaginação, sem dúvida era um dos lugares que ansiosamente esperava por conhecer. E lá fomos nós!
Era entardecer, cair da noite, estávamos no segundo dia de Bolívia, percorriamos uma estrada bonita, com longas retas e aí, ei que surge diante de meus olhos, aquela linda montanha, tive a certeza naquele momento que havíamos chegado em Chochis.
Subimos a montanha e paramos as motos diante do santuário, para nossa surpresa um casamento estava acontecendo ali, bem nos jardins que contornam o santuário.
Percorrendo as construções do santuário, encontramos esculpido em madeira os passos da sequência de fatos ocorridos no dia da grande catástrofe de Chochis.
Durante uma forte tempestade que abateu sobre a região, pedras da montanha, rolaram, vindo a soterrar Chochis, interditando o único acesso ao vilarejo, a estrada de ferro.
Ninguém conseguia sair para se salvar, muito menos entrar para ajudar. Nenhum sobrevivente, corpos foram encontrados a quilômetros de distância, acredita-se que foram arrastado pela água.
No local do extinto vilarejo destruído pela tormenta, foi erguido um santuário, bem aos pés da montanha que leva o nome de “dente do diabo”.
Hoje em dia, ao se dirigir para o santuário, encontra-se um vilarejo que possui algumas facilidades para viajantes.
Como chegar a Chochis? Saindo de Puerto Quijaro, cidade boliviana fronteiriça com Corumbá, pode se embarcar no lendário trem da morte que percorre a Bolívia até Santa Cruz de La Sierra ou de moto, pegue a ruta 4 em direção a San José de Chiquitos.
Percorrendo essa linda estrada, avistando uma montanha intrigante, pare, lá é Chochis.
Nota: durante essa viagem, perdemos muitas fotos, devido a um problema no cartão de memória, então, temos poucos registros de Chochis, apenas na memória.