PROBLEMAS COM A PARTE ELÉTRICA DA SUA MOTO?
Muitos motociclistas já devem ter sofrido com problemas na parte elétrica da moto. Para uma boa manutenção de sua máquina, avaliar e corrigir adequadamente os erros na parte elétrica é fundamental para uma boa manutenção. Fique de olho nas peças e equipamentos que compõem esse setor. Evitando danos e ocasionais possibilidades de acidentes.
Modelos de motos mais básicas têm conjunto de luzes essencial e que indicam coisas simples como farol alto e pisca-pisca. Já as motos mais modernas ou maiores têm luzes para alertar sobre coisas mais importantes como pressão do óleo ou problemas no sistema de injeção.
Para uma verificação simples deve-se girar a chave e o normal é que todas as luzes de alerta se acendam, para mostrar que as lâmpadas estão funcionando, e, depois de um breve momento devem se apagar.
Você sabia que a parte elétrica da moto pode ter relação com o motor? Uma pane elétrica, por exemplo, pode afetar o funcionamento do seu motor. Isso pode ter várias causas. Independente da refrigeração ser a água ou ar, o que impede o superaquecimento é a circulação do ar entre o radiador de água, radiador de óleo e aletas do motor.
Alguns sistemas de refrigeração a água são mais complexos e envolvem radiador, válvula termostática, ventoinha, bomba d’agua, fusível. A ventoinha de refrigeração, por exemplo, pode estar com defeito e não cumpre a sua função de refrigerar quando o motor atinge temperaturas mais elevadas.
Quando for avaliar a parte elétrica da moto, confira se o sistema de refrigeração está em ordem, se os níveis do líquido de arrefecimento e da água do radiador estão preenchidos. Se não estiver, para solucionar esse problema, complete o nível de água.
Contribuem para o superaquecimento:
- Engarrafamentos, ruas estreitas, ladeiras, quebra–molas, peso excessivo na moto e marcha reduzida nas estradas.
Outro item para observar na parte elétrica da moto é a bateria. As mais modernas apresentam durabilidade de aproximadamente 3 anos, as convencionais duram cerca de 1 ano 1 ano e ½.
A instalação mal feita de equipamentos também pode causar fuga da corrente e a bateria não vai conseguir fazer a moto ligar (alarmes, rastreadores, etc).
Falha na ignição:
Para verificar a parte elétrica da moto no que diz respeito à ignição, verifique se há conexões oxidadas. Limpe-as usando spray adequado. Meça a resistência das bobinas e a voltagem da bobina principal (fica entre o rotor e a vela). O motor precisa de no mínimo 45 volts para funcionar.
É importante manter a parte elétrica da moto sempre livre de sujeira e com as peças bem lubrificadas com produto adequado. Também proteja a parte elétrica da moto de um contato maior com e água.
E você cuida corretamente da parte elétrica da moto?
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