Posturas de Pilotagem – Segunda Parte

Conheça as lesões mais comuns em motociclistas consequentes de erros de postura na pilotagem e as conclusões do Dr. Alessandro Henrique Moraes Martins, Fisoterapeuta.
Tipos de lesões mais comuns em motociclistas

 

ESPONDILOLISTESE: É um deslizamento de um corpo vertebral no sentido anterior, posterior ou lateral em relação à vértebra de baixo. Este escorregamento para frente de uma vértebra em relação a outra subjacente, ocasiona dor ou sintomatologia de irritação de raiz nervosas.

DOR CIÁTICA: A dor ciática é uma dor persistente ao longo do nervo ciático, que se inicia na região lombar, passa pelas nádegas e vai até a parte mais baixa de uma ou duas pernas. Este é o nervo mais longo do corpo. A dor aparece quando este nervo está irritado através de uma inflamação, por uma compressão externa, pelo deslocamento do disco intervertebral, pela hérnia de disco na coluna lombar ou por uma contratura do músculo piramidal.

CERVICALGIA: A cervicalgia ou dor na coluna cervical, costuma ser insidiosa, sem causa aparente. Mas raramente se inicia de maneira súbita, em geral está relacionada com movimentos bruscos do pescoço, longa permanência em posição forçada, esforço ou trauma e até mesmo alterações da ATM (articulação têmporo-mandibular). O paciente com cervicalgia geralmente relata uma melhora quando está em repouso e exacerbação da dor com o movimento.

LOMBALGIA: Denomina-se de Lombalgia, o conjunto de manifestações dolorosas que acontecem na região lombar, decorrente de alguma anormalidade nessa região. Conhecida popularmente como dor nas costas, a lombalgia é uma das grandes causas de morbidade e incapacidade funcional, tendo incidência apenas menor que a cefaléia entre os distúrbios dolorosos que mais acometem o homem. De acordo com vários estudos epidemiológicos, de 65% a 90% dos adultos poderão sofrer um episódio de lombalgia ao longo da vida, com incidência entre 40 e 80% da maioria das populações estudadas.

LESÃO EM CHICOTE: Lesão em chicote, ou “whiplash”, é o nome dado a uma lesão dos tecidos moles do pescoço (região cervical), causada por um movimento brusco para frente e para trás. O movimento anormal obriga o pescoço a uma extensão e flexão repentina. Por ser tão rápido, não dá tempo dos reflexos musculares normais de proteção entrarem em ação e a coluna e os tecidos moles que mantêm a coluna estável podem sofrer trauma. A lesão em chicote é relativamente comum, frequentemente, por falta de conhecimento sobre a condição, não é levado a sério nem tratado.

TENDINITE: Tendinite é o nome dado à inflamação que afeta os tendões, estruturas espessas e fibrosas que funcionam como cordas ligando músculos e ossos. Eles são responsáveis ainda pela movimentação das articulações do corpo humano. O problema pode surgir em qualquer região do corpo, mas as partes mais frequentemente atingidas são pés, mãos, ombros, punhos, joelhos, cotovelos e tornozelos.

BURSITE: Bursite é a inflamação da bolsa sinovial, uma estrutura cheia de líquido que se localiza entre um tendão e a pele ou entre um tendão e o osso, com função de amortecimento, e auxílio no deslizamento dos tecidos e sua nutrição. A doença pode ser aguda ou crônica.

 

Independente do estilo de moto do motociclista o mais importante é ter uma boa ergonomia ao pilotar. Procure manter a coluna o mais reta possível. As pernas devem pressionar levemente o tanque. Se você observar os tanques das motos notará que eles têm o formato ergonômico, justamente para que você possa encaixar as pernas. As pedaleiras e comandos devem ser alcançados naturalmente, sem grande esforço, de forma automática e sem precisar olhar para eles ao acioná-los (o objetivo é não desviar a atenção do trânsito). Olhos voltados para frente, na direção onde você deseja seguir. Lembre-se- se: na moto, onde você olha, você vai. Dirige-se com a visão. Não se deve fixar o olhar para o obstáculo, mas sim, no traçado onde a moto deve seguir. Se você avistar um buraco e fixar o olhar para ele, com certeza, você vai passar com a roda dentro do buraco. Fixe o olhar onde a roda deve passar e inconscientemente você conduzirá a moto naquela direção. Normalmente a visão é apontada para dez ou quinze metros adiante. Os pés devem estar posicionados o mais paralelamente possível ao solo e próximos aos pedais de câmbio e freio (mas não em cima deles). Sente-se a uma distância do guidão de forma que seus braços fiquem completamente relaxados e levemente flexionados. Nada de ficar com os braços rígidos sobre o guidão. Isto só vai atrapalhar a estabilização da moto. Deve-se segurar o guidão sempre com as duas mãos. Você deve comandar suavemente e delicadamente todos os comandos e manoplas da sua moto. Ajuste adequadamente a posição dos espelhos retrovisores de acordo com sua altura e posição na moto. Em viagens longas, para não doer muito “a região glútea”, uma dica é usar uma almofada de gel (comprada em lojas de artigos ortopédicos) ou fazer uma transformação no banco. Existem casas especializadas que vendem modelos de banco prontos, mas também podem ser feitos em algumas estofarias. É possível modificar o banco original da moto, deixando-o totalmente anatômico e bem mais confortável que o original.

Dr. Alessandro Henrique Moraes Martins,

Fisioterapeuta graduado pela PUC-MINAS, Especialista em Fisioterapia Esportiva ,

Especialista em Acupuntura.

Proprietário da Clínica Evoluir Fisiomed 

Responsável técnico pela clínica CEOT Fisioterapia .

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FONTES: https://www.herniadedisco.com.br

http://www.mundosemdor.com.br/efeito-chicote/

https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/dores-no-corpo/tendinite-causas-tratamento

https://www.minhavida.com.br/saude/temas/bursite

 

 

 

 

 

 

 

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