Viajar de moto é diferente de viajar de carro ou de avião. Você vai acabar entendendo isso pelo amor ou pela dor.
As mulheres, geralmente, tem mais dúvidas sobre o que levar: roupa, sapatos, acessórios… afinal meninas são sempre meninas, sejam elas médicas, advogadas, dentistas, professoras, bancárias, vendedoras, comerciantes, empresárias, ou donas de casa… Mas ao final todas somos MOTOCICLISTAS.
Com as dicas do Bora Mundo você irá se surpreender com a quantidade de coisas que conseguirá levar num espaço reduzido.
Com criatividade você verá que vai levar o mínimo necessário e que não sentirá a menor falta de roupas e mais roupas. Quantas vezes viajamos com malas repletas de coisas que não usamos, heim?!
Sem dramas e com muito desapego à vaidade vamos desmistificar essa “coisa” de arrumar o alforge para viajar de moto. Bora?
Além disso, MENOS É MAIS! Mesmo respeitando o volume do alforge é importante saber quanto de bagagem cabe: tanto em peso quanto em volume. De peso, o ideal é que chegue ao máximo de 10 Kg. Quanto ao volume, vai depender do tipo de moto. O excesso de bagagem pode rasgar o alforge, quebrar o fecho da mala e acabar estragando o seu passeio.
Fique atento ao limite de carga da moto. É muito importante saber quanto cabe de bagagem na moto tanto em peso quanto em volume.
Vestimenta básica: jaqueta, bota, luva e capacete. Deixe tudo pronto de véspera para não causar estresse desnecessário.
Acompanhe com antecedência (por aplicativos ou na internet) as condições do tempo no local do destino e no percurso da estrada, se for viajar por vários dias seguidos. Isso é importante para você entender como funciona o tempo na região e assim não ser pego desprevenido.
Separadas as roupas a serem acondicionadas nos alforges, coloque-as dentro de sacos plásticos enroladinhas. Essa dica de levar tudo separado em sacos plásticos é uma ótima idéia! Já pensou se algum imprevisto acontece e você de repente tem que sair pela estrada afora recolhendo suas roupas ? Nem pensar né… Além do mico, elas podem sujar, molhar, amassar. Para não passar vergonha, deixe tudo ensacadinho, enroladinho e bem acomodado dentro do alforge.
Uma outra dica é por dentro do alforge por ordem de uso: coloque primeiro no alforge as que serão usadas por último.
Equipamentos eletrônicos dão um certo trabalho. Nossa dica é guardá-los dentro de bolsas próprias para que não estraguem, uma vez que a trepidação pode danificar os equipamentos mais sensíveis, como câmeras por exemplo. Coloque-os no alforge longe do cano do escapamento da moto, para não correr riscos.
Separe numa bolsa ou saco plástico: todos os carregadores e fios, cartões de memória, bateria reserva e utilitários que você provavelmente só irá usar à noite. Distribua os equipamentos pela ordem de uso e deixe sempre mais acessível os que serão usados com mais frequência.
Cuide para que a sua bagagem fique bem acondicionada e se utilizar cabos extensores ou “aranhas” para prender a bagagem na moto, certifique-se que não sobrem partes soltas que possam se desprender e enrolar nas rodas durante o trajeto.
Distribua o peso da melhor maneira possível nos alforges ou bauletos.
Não deixe de levar alguma ferramenta (muito importante)! Também não se esqueça de capas de chuva ou dos forros de inverno das jaquetas… vai que precisa!
Faça uma lista básica para viagens de fim de semana e outra para viagens mais longas. Escolha tecidos de secagem rápida como as blusas segunda pele, camisetas de tecido thermo dry, etc.
A nossa costuma ser:
FIM DE SEMANA: dois dias saindo cedinho e retornando no domingo a tarde.
CALOR – Mulheres:
1 short jeans;
1 calça jeans descolada;
1 legging de cor escura preferencialmente ;
1 biquíni ou maiô;
3 blusinhas básicas ; (uma delas você pode usar como pijama ou saída de praia ou piscina use seu charme e criatividade para incrementar o visual )
1 par de chinelos;
2 pares de meia
3 calcinhas;
1 sapatilha ou tênis;
CALOR – Homens:
1 ou 2 bermuda cargo ou jeans;
1 calça jeans;
1 short de banho/sunga;
3 camisetas básicas;
1 par de chinelos
3 pares de meia;
3 cuecas;
1 tennis
Lembrando que você deve viajar de bota e jaqueta e se for preciso, use roupa térmica por baixo da roupa de viagem. É uma boa opção para se, de repente, esfriar.
ACESSÓRIOS FEMININOS: USE E ABUSE
1 cinto;
2 lenços coloridos (quase não ocupa lugar no alforge)
Pulseiras de couro, colar se você gosta de ousar
Lembre-se: cuidado com os brincos! Não podem ser grandes para não te machucar ao colocar o capacete.
Nossa sugestão para mala de FRIO – para mulher:
1 agasalho mais grosso;
1 conjunto de moletom;
Sapato fechado tipo tênis ou bota acolchoada
2 pares de meia grossa e de cano mais alto;
1 par de chinelos;
3 calcinhas ;
3 camisetas básicas (de manga longa, térmica, do jeito que você preferir)
1 pashmina ou gola de lã
1 calça jeans;
1 legging ;
Luva de lã ou couro para usar quando estiver fora da moto.
NECESSAIRE: sabemos que a necessaire é muito pessoal. Costumamos levar: escova de dentes e creme dental para viagem, um pente ou escova pequenos.
Frascos SEMPRE pequenos de: shampoo, condicionador, creme para o corpo, perfume.
MAQUIAGEM: a dica é acomodar tudo num saquinho tipo zip loc: lápis de olho, máscara para cílios, base com protetor solar, pincel, um trio de sombras com cores básicas – se você gostar de cores mais fortes também vale, desde que seja apenas um volume – blush (existem aqueles pequenos que já vem com o pincel na embalagem), corretivo e pronto.
DICAS PRÁTICAS:
Quando for parar em algum lugar, lembre-se estacionar à sombra, sempre que possível.
Use a corda extensora como varal assim se precisar lavar alguma roupa. As roupas que são dry fit secam mais rapidamente.
Dobre as roupas por conjuntos e coloque em saquinhos tipo zip loc assim fica mais organizado e otimiza espaço tenha sempre um saco vazio para acomodar as roupas sujas.
SEJA PRÁTICO (A) E CURTA SUA VIAGEM. BORA MUNDO!