Amarela é a cor eleita para Maio, e representa o movimento internacional de conscientização no trânsito. Nesse ano de 2018, o Brasil se lembrará de maio pela paralisação de caminhoneiros e seus desdobramentos na sociedade.
Carros, motos, caminhões, ciclistas e pedestres fazem parte do trânsito, e se interagem pelas ruas, avenidas, passeios e calçadas da cidade. Se um pára, isso traz impacto direto às nossas vidas, o que foi demonstrado nessas últimas semanas. A paralisação de caminhoneiros nos mostrou como somos dependentes dos combustíveis, não somente para abastecer nossas motos, e carros, ou utilizar o transporte público, mas toda logística por trás de alimentos e mercadorias que consumimos. Não sabemos viver sem industrializados, desaprendemos ir ao supermercado do bairro a pé, nos acostumamos com as facilidades, compramos as coisas pela internet, sem pensar todo o roteiro que aquele produto faz para chegar até a gente. Nos tornamos reféns desse sistema, esquecemos de fortalecer as economias locais, de valorizar os produtos regionais, quase tudo é importado, ou nem sabemos sua procedência, enquanto do seu lado pode existir produtos com uma qualidade incomparável.
Alguns dias sem combustível resultou uma situação caótica, filas quilométricas para colocar gasolina nos postos que ainda possuíam, brigas para abastecer, postos que não tinham mais combustível. A procura superou a oferta aumentando o valor vertiginosamente dos preços não só da gasolina (alguns lugares chegou a custar R$10,00), assim como, de mercadorias, exemplo do gás, ovos e outros, muitas vezes, tratando-se de oportunismo. A desinformação é passada e repassada, a mídia não esclarece, o pânico se alastrou… A situação tende a se normalizar, mas será que há algo por trás? Isso tudo serviu para percebemos e refletirmos como temos vivido em sociedade.
Você já parou pra lembrar que os combustíveis são oriundos de fonte-não-renováveis e que o petróleo vai acabar um dia, pois os recursos naturais são limitados? E daqui algumas décadas, como será?
Afinal o que essa paralisação quer mostrar a gente?
Ela revelou, ou relembrou que o melhor combustível para a sua saúde e do planeta é o seu suor, quando caminhamos ou andamos de bicicleta. Esse é o transporte que custa mais barato e apresenta inúmeros benefícios ao nosso organismo.
Essa paralisação mostrou que do nosso lado existem pessoas que querem apenas as mesmas coisas que a gente: segurança e qualidade de vida: preços justos para nos alimentarmos, morarmos, nos vestirmos e a facilidade de ir e vir, seja qual for o automóvel. Queremos preços justos, queremos menos impostos, queremos que esse valor que pagamos impostos seja revertido para sociedade, em saúde e educação.
Vivemos em sociedade, devemos pensar no bem da nossa comunidade, não somente no que nos afetará, pois como uma rede em cadeia estamos todos interligados.
É um lembrete de que Nós Somos o trânsito e que A vida merece mais atenção! A sua escolha pode fazer a diferença para um trânsito melhor.
Pensando no trânsito, e no que podemos contribuir, fazemos o fechamento de Maio, com o pensamento de sermos mais CONSCIENTES ! Seja no trânsito e no nosso comportamento com o outro. Sejamos mais cautelosos no trânsito. Algumas coisas que estão em nosso poder:
- Dê preferência aos pedestres, afinal no trânsito somos todos pedestres.
- Respeite o ciclista. Mantenha no mínimo 1,5 m de distância.
- Às vezes você se sente impaciente com o caminhão e carreta que anda devagar, relembre da importância do caminhão que esta a sua frente transportando alimentos e produtos essenciais a nossa sobrevivência. Faça ultrapassagens com segurança, tenha campo de visão e vá apenas se sentir confiança.
- Use os equipamentos de segurança;
Motociclistas: utilize capacete, luvas, jaqueta de proteção, sapato fechado e calça comprida.
Usuários de carro: não se esqueça do cinto de segurança.
- Não beba se for dirigir ou pilotar. Estar embriagado diminui 25% de tempo de reação, aumentando os riscos de acidentes.
No trânsito você dirige não só para você mesmo, você precisa dirigir pelos os outros, utilizando a direção defensiva, prevendo o que o outro pode fazer e tomando precauções para que um acidente não aconteça.
Da mesma forma que uma ação inconsequente que você toma pode trazer malefícios não apenas para você, mas alcançar pessoas que não têm nada ver com sua escolha, você pode ser atingido. Isso engloba todos nós.
Sozinhos somos apenas uma unidade, sua atitude não é pequena, é um começo, uma continuidade daqueles que já contribuem. Juntos Somos um coletivo, vamos caminhar em prol de todos. Porque juntos somos mais!
O semáforo não está verde para nós, está no amarelo indicando para termos atenção e cuidado, uma advertência para não chegar no vermelho.
#MinhaEscolhaFazADiferença
“Sejamos a mudança que queremos ver no mundo”( Mahatma Gandhi) e que nossas ações tenham resultados direto em uma sociedade melhor.