Vamos definir a organização do grupo:
Num grupo cada integrante tem um lugar e desempenha um papel. O primeiro da fila é sempre o líder “capitão”. Depois dele o destaque é o “ferrolho”, também denominado de “serra fila” porque ele é o que fecha o grupo. O “capitão” e o “ferrolho” são as figuras mais importantes para que o passeio seja seguro. Cada integrante do grupo tem que cuidar daquele que está imediatamente atrás de si na fila.
Ao andarmos em grupo devemos respeitar os níveis de pilotagem de cada integrante, os mais experientes devem acompanhar os menos experientes, afinal um dia eles também já foram iniciantes na prática da pilotagem.
O posicionamento é um fator muito importante para a segurança e coesão do grupo, o líder ou capitão deve ir na frente. O primeiro motociclista segue à esquerda de modo a desenhar um “zigue-zague” ou ‘formação alternada’ na pista.
A formação das motos na estrada, por exemplo, faz muita diferença e promove maior segurança para o grupo.
A formação das motos na estrada faz muita diferença e promove maior segurança para o grupo.
Recomendamos sempre a formação alternada, onde o líder segue pelo lado esquerdo da faixa; o piloto seguinte, na sua diagonal; e assim sucessivamente até o último membro da formação o ‘ferrolho’.
A vantagem nesse tipo de formação é que possibilita que todos os pilotos se enxerguem durante o trajeto e ainda ajuda em situações de frenagens.
Você vai concordar que, seguindo o posicionamento alternado (assim como no desenho – zigue-zague) vai existir um espaço de frenagem. Assim, se um dos motociclistas precisar por algum motivo frear ou desviar de um obstáculo, não atingirá o motociclista da frente.
Cada motociclista deve respeitar o intervalo de três segundos de tempo entre ele e o motociclista que está a sua frente. Como fazer isso? Simples assim: deixe o motociclista que está à sua frente passar por um ponto de referência, uma árvore, um poste, uma placa, uma marcação na pista, neste momento conte 1001, 1002 na contagem 1003, você deverá estar passando pelo ponto de referência que você marcou na contagem 1001. Ficou claro?
Os sinais utilizados no grupo vão definir o que fazer:
Ninguém fica para trás. Se um do grupo para, todo o grupo também para.
Todos compartilham praticamente as mesmas dificuldades e alegrias que uma viagem longa ou curta proporciona.
Você certamente vai preparar sua moto antes do passeio certo? Verificar o óleo, calibragem dos pneus, freios, combustível, faróis. Também deve sempre utilizar jaqueta, luvas e botas, nem preciso falar do capacete né .Em tempos de férias use a antena anti-cerol ou pescoceira, vai arriscar?
Procure sair pela manhã bem cedo. Viajar com tranquilidade e segurança chegando ao destino antes de anoitecer.
Combine com o líder para que as paradas sejam a cada 200 km percorridos – ou de acordo com a autonomia das motos que fazem parte do grupo, caso não seja viável chegar em 200 km. Sem se esquecer de alongar o corpo, hidratar, ir ao banheiro e comer. Assim, o ritmo de viagem fica dentro do ideal.
FORMAÇãO e INFORMAÇÃO
Você e seu grupo estão seguindo pela pista, de repente um veículo desavisado penetra na formação e invade o grupo, como proceder ?
Manter a distância e a velocidade. Se o veículo permanecer no meio do grupo, se for pista dupla, o grupo todo vai trocar de pista deixando o veículo seguir seu caminho. Caso estejam numa pista simples, e, for possível, dê passagem ao veículo para que ele siga seu caminho e não atrapalhe o grupo.
Nas ultrapassagens o líder sai na frente e deve calcular o espaço para que todos realizem, de preferência juntos, a manobra com segurança. Mas, se o grupo for grande, as ultrapassagens devem ser realizadas com mais cautela, verificando se há espaço para pelo menos uma parte do grupo ir primeiro, e assim sucessivamente até o “ferrolho” ultrapassar.
Ao ultrapassar um veículo ou obstáculo o motociclista que realizou a manobra primeiro deve acelerar um pouco a mais de modo a deixar espaço para o seguinte se posicionar, e o seguinte também vai acelerar para abrir espaço para o próximo. O líder quando experiente vai ditar este ritmo e o grupo instintivamente irá acompanhá-lo.
Você já sabe mais nunca é demais lembrar, ao chegar em locais com obstáculos (obras, pedágio, policiamento, blitz) diminuir a velocidade e mudar a formação para fila única e aumentar a distância . O líder vai sinalizar. Atenção: caso seja necessário andar em fila única, é bom que seja mantida uma distância de até 4 segundos de um piloto para o outro. Nesta formação a visibilidade dos membros da formação é prejudicada, é preciso mais cuidado.
Ao se deparar com estrada de terra, óleo brita ou areia, diminua a velocidade e mude a forma de pilotagem, não freie nem acelere bruscamente.
PARANDO NO SINAL:
Nos semáforos o grupo deve parar em formação dois a dois paralelamente, retornando a formação “zigue-zague” seguindo as orientações iniciais para continuar.
Nos grupos maiores deve-se parar, quando o semáforo estiver no amarelo. O líder tem que observar estes detalhes evitando que uma parte do grupo pare no sinal enquanto outra parte siga em frente.
NA CHUVA, NEBLINA OU OFUSCAMENTO PELO SOL :
O grupo deve diminuir a velocidade e aumentar o espaço entre uma motocicleta e outra.
ESTACIONANDO :
Neste caso até por uma questão de logística, o grupo deve sempre observar a formação. O primeiro da fila vai estacionar próximo à saída e assim sucessivamente. Este procedimento ira facilitar o retorno à pista.
EM CASO DE ACIDENTE … COMO PROCEDER ?
Já falamos aqui que o motociclista da frente cuida do de trás, portanto se ocorrer algum acidente ou problema com o companheiro de trás, o da frente sinaliza para o grupo, avisando o “capitão”. Enquanto isso o “ferrolho” ou o “serra fila” cuidará do companheiro acidentado.
Uma opção é se for um problema pequeno, o grupo continuará até o próximo ponto de parada e o “ferrolho” ficará cuidando do motociclista com problema.
Se o acidente for mais grave, deve ser acionada algum socorro ou resgate.
EU ME PERDI DO GRUPO E AGORA ?
Bem, o “ferrolho” está no final da fila para cuidar de todos, para que nenhum se perca, mas eventualmente, se você se perder do grupo deve se dirigir ao posto de gasolina ou ponto de parada mais próximo e comunicar por mensagem, telefone, e aguardar o seu reagrupamento.
Antes de sair em comboio o “capitão” deve
revelar ao grupo os pontos de abastecimento e parada.
Seguindo as dicas BORAMUNDO você terá uma viagem mais tranquila. Quem já viajou sozinho e também já viajou em grupo sabe que existe uma diferença muito grande em cada tipo de viagem. Queremos que todos viagem e voltem em segurança trazendo na bagagem muitas histórias pra contar.
Quer viajar em grupo para o Atacama, Ushuaia e Peru:
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