Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

Bora Mundo conhece a Sede dos Abutres em Belo Horizonte

Entrevistamos o Costão - Diretor Estadual dos Abutres - MC - Minas Gerais

0 6.916

O Bora Mundo fez uma visita à sede dos Abutres MC em BH e bateu um papo com o Costão, Diretor Estadual do Moto Clube em Minas Gerais.

Os  Abutres MC existe há mais de 28 anos (foi criado em 10 de Setembro de 1989). É o segundo maior Moto Clube do mundo, com mais de 8 mil integrantes espalhados pelos 5 continentes. É uma irmandade formada apenas por homens.

Objetivo

O objetivo dos Abutres MC são passeios e viagens de motocicleta. Além disso, eles participam de eventos motociclísticos e realizam ações sociais por todo o país. Já foram condecorados pela ONU (Organização das Nações Unidas) por esses feitos.

As ações sociais

Para realização das ações sociais, os Abutres MC tem, em cada estrutura regional, um Coordenador Social. Esse integrante é responsável por mapear as instituições e grupos sociais que necessitam de ajuda: – creches, asilos, orfanatos, etc. Então, os Abutres se movimentam (e em alguns casos se juntam a outros Moto Grupos e Moto Clubes) e fazem a arrecadação dos donativos para as instituições.

Mulheres no Moto clube Abutres

Os  Abutres MC é formado somente por homens. Porém, esposas, namoradas e amigas são sempre bem vindas durante suas ações e eventos. Elas não podem se associar: receber colete e fazer parte da irmandade, mas o Costão deixou claro que elas são sempre muito bem vindas.

Requisitos para fazer parte do Abutres

Para fazer parte da irmandade, é necessário:

  • ser convidado;
  • ser homem;
  • possuir habilitação para pilotar moto – categoria A ;
  • gostar de motocicleta; 
  • ter tempo para se dedicar às atividades do grupo: – eventos, ações, e principalmente para as viagens.

Ao entrar, o candidato se torna Próspero Participante (PP) e passa por algumas etapas de iniciação. Se for aceito, recebe o colete Raça e após sua avaliação o colete definitivo de Abutre, não existe um tempo determinado.

Além disso, ocorrem 3 a 4 viagens obrigatórias durante o  ano: – Visita à sede mundial em São Paulo, Aniversário do Clube, Aniversário do Presidente Nacional do Moto Clube, dentre outras.

Há também reuniões periódicas que onde são necessárias a presença dos integrantes da irmandade.

Princípios básicos

Os princípios básicos do grupo estão ligados à União e Respeito à Irmandade e à hierarquia dentro do grupo. Os Abutres entendem que para um melhor funcionamento das atividades e ações é necessário disciplina e respeito aos superiores.

O Moto Clube tem seu próprio regulamento, que traz as regras de conduta e as atividades de cada membro do grupo.

Liga Nacional de Bikers

Com o intuito de ajudar motociclistas em viagem pelo Brasil inteiro, os Abutres ajudaram a criar a Liga Nacional Bikers.

Da liga fazem parte os principais moto clubes e grupos do país, e sua intenção é acolher e ajudar os viajantes durante suas viagens. Assim, os participantes da liga que viajam para e por locais onde eles não conhecem ninguém, contam com a ajuda dos moto clubes locais: desde auxílio com a moto até hospedagem.

A LNB (Liga Nacional de Bikers) está aberta a todos os Moto Clubes que desejarem participar dela, desde que respeitem e sigam as normas descritas no estatuto e que sejam pessoas de boa fé para a sociedade (não aceitam arruaceiros).

A liga mantém forte e presente o princípio de irmandade, onde os integrantes se ajudam mutuamente.

Império Liga

Para os motociclistas que não participam de nenhum Moto clube, a liga tem o Brasão Império, que determina que aquele motociclista é independente. O Biker que usa esse brasão também conta com todo o auxílio e acolhimento da liga durante seus viagens.

Para ter o brasão é necessário também seguir o estatuto do Império Liga, pois mesmo viajando sozinho, os que ostentam o brasão, representam a liga onde estiverem.

Mensagem para as novas gerações

De acordo com Costão o segredo de uma irmandade de tanto tempo é o respeito:

  • mútuo – os que já fazem parte da irmandade e os que estão entrando,  
  • à estrada – que é longa e que tem seus percalços
  • à moto – pois apesar de ser fonte de prazer, exige cautela.

Perguntamos aos Abutres qual mensagem eles dariam à novas gerações:

Respeitem a moto, respeitem a estrada, saiam de casa com o coração aberto e deixem pela estrada…amigos!

Curtiu conhecer um pouco da filosofia dos Abutres? Fique ligado no Blog Bora Mundo e leia mais sobre o universo do motociclismo!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.