Segurança e emoção, conceitos básicos dos tricíclos, agora denominados ‘’trikes’’.
Veja como começou essa história.
Entre 1932 até 1974, a Harley Davidson lançou e comercializou um veículo: o “servi-car”, que é na verdade o primeiro triciclo motorizado como conhecemos atualmente. Veículos com duas rodas traseiras e um baú para o transporte de cargas eram destinados principalmente à garagens e postos de serviço, no reparo e guinchamento de veículos.
Em 1978 era comum ver figuras famosas em triciclos. Pessoas como Roberto Carlos e outras figuras populares eram vistas frequentemente empinando um certo triciclo chamado “Renha”.
Renha Indústria e Comércio de Veículos Ltda., foi cirada em 1977 por Paulo Renha no Rio de Janeiro, onde iniciou a fabricação do original triciclo com motor Volkswagen boxer, que levou o seu nome. Concebido anos antes, o veículo encontrou dificuldades para legalização, já que a legislação de trânsito de então não previa a categoria “triciclo”.
As primeiras unidades foram construídas pela Norma. Primeiro veículo do tipo a ser projetado no país, até hoje o Renha se diferencia dos demais por sua ainda moderna carroceria de plástico reforçado com fibra de vidro cobrindo chassi e conjunto mecânico e moldando a base dos dois assentos.
Anunciado como “o cavalo de aço do ano 2000“, o modelo 1977 foi mostrado no final do ano anterior, no X Salão do Automóvel. Mais potente, agora equipado com motor 1600 (dois carburadores) 65 cv (a gasolina ou álcool), recebeu nova suspensão traseira, com braços tensores longitudinais e molas helicoidais, rodas de magnésio, freios (ainda a tambor) com um circuito para cada roda, amortecedor de direção, guidão regulável e conta-giros. Também a carroceria foi alterada, ganhando para-lamas mais largos, espaço para mais um passageiro e dois pequenos roletes na extremidade traseira para evitar o empinamento excessivo do veículo nas partidas. Era vendido completo ou em kits.
Nos triciclos motorizados de hoje, o conjunto de rodas, pode ser em formato de delta, com duas rodas traseiras e uma à frente, ou de girino, com duas rodas à frente e uma traseira. Em alguns casos raros, o direcionamento do veículo é feito pelas rodas traseiras, o que ocasiona o aumento do ângulo da curva e alteração de sua dirigibilidade.
Triciclos em formato de girino são mais estáveis na frenagem e tendem a derrapar ao invés de capotar em situações extremas. O formato tradicional em delta requer frenagens em linha reta, pois uma frenagem brusca durante uma curva pode ocasionar em derrapagem. O balanço entre fricção e resistência à rolagem faz com que triciclos em delta estercem melhor que triciclos em formato de girino. Cada formato possui suas vantagens e desvantagens, tornando ambos os estilos perfeitamente aceitáveis.
Geralmente os triciclos brasileiros são fabricados com um chassis próprio para triciclos ou então um chassis adaptado de veículos Volkswagen, como o fusca e a brasília. Os triciclos norte-americanos geralmente usam um kit que transforma uma moto de alta cilindrada em um triciclo, adicionando um eixo traseiro para duas rodas e carenagem para o passageiro. Na europa, a cultura dos triciclos é muito parecida com a que temos no Brasil, e é especialmente intensa na Espanha.
Triciclos de produção caseira geralmente tem estilos e acabamentos bastante diversificados e não possuem um design próprio, como os das fábricas. É muito comum no Brasil encontrar triciclos extremamente enfeitados, com todos os tipos de objetos pendurados: caveiras, bonecas, broches e uma infinidade de souvenires adquiridos durante suas viagens. Este tipo de personalização não é uma simples excentricidade de seu dono, mas sim um estilo próprio conhecido como “RAT-TRIKE” que tem seguidores no mundo todo.
Os triciclos vêm ganhando destaque na mídia, e grandes industrias começaram a apostar novamente no veículo. No Salão Duas Rodas de 2007 a canadense, Can Am lançou o Spyder e recentemente a japonesa, Yamaha o Niken.
Fontes: clubedotriciclo.com.br; revistapro.com.br
Pilotar um tricíclo é a certeza de que nunca,
você irá passar despercebido nas ruas!