Museu da Moto de Tiradentes
Você conhece? Já ouviu falar? Tem curiosidade de conhecer? Confira este interessante e instigante local que é dedicado a contar a história das motos.
O Início
Rômulo Batista Filgueiras empresário do setor duas rodas é o fundador do Museu da Moto. Ele coleciona itens relacionados ao motociclismo de modo geral. Figura muito querida no meio, juntamente com sua família está a frente deste importante trabalho de resgate histórico. Ele faz questão de mostrar tudo, contando as histórias de cada máquina com muito amor e dedicação. O Bora Mundo foi a Tiradentes conhecer, vejam o que encontramos lá.
São mais de 3.000 itens em exposição. O Museu funciona numa casa antiga que fica próxima à linha férrea – importante ponto turístico de Tiradentes. Em seus 7 cômodos estão expostas 83 motos, além de outros objetos como miniaturas, peças e motores de motos. Vimos capacetes antigos, dioramas e placas. Muitas fotografias e motos importantes como a Indian Chief 1946, HD Flat Read 1947.
Algumas curiosidades como a Aprilia Moto 650 desenhada pelo artista Philipe Starck que é designer e inventor de objetos clássicos na Pop Art, algumas Vespas customizadas e outras motos até enigmáticas.
Vimos também, alguns modelos da BMW fabricados entre as décadas de 1950 e 1980, as Hondas CG 125 carinhosamente apelidadas de ‘’Honda Bolinha’’ e as saudosas ‘’Cinquentinhas’’ Yamaha RD 50.
Tiradentes é uma cidade histórica muito visitada por seu acervo e atributos turísticos. O conjunto arquitetônico do Século XVIII, Igrejas Barrocas, sobrados e casarões coloniais garantem ótimos passeios. A cidade tem vocação gastronômica, muitos Restaurantes e Bares com o sabor da autentica Comida Mineira. Grandes Eventos também atraem visitantes de todo Brasil para essa pequena cidade. Destacamos – o Festival Gastronômico, O Festival de Cinema e o Tiradentes Bike Fest, considerado um dos maiores Eventos Motociclísticos do Brasil e que ocorre desde 1992 na Praça Central da Cidade.
Ao visitar o Museu da Moto você verá a evolução da Motocicleta desde a invenção da bicicleta até as motos que utilizamos hoje no nosso dia a dia. Dentre as raridades do acervo de Rômulo destacamos a moto fabricada na Bélgica em 1909, pela Fábrica Nacional de Armas de Guerra, com side-car de vime e potência do motor de ”incríveis” 1,5 cavalos de força. Esta Moto que é considerada a mais antiga do Brasil, tem também farol a carbureto e eixo cardã.
São muito os modelos expostos alguns trazido de muito longe e restaurados cuidadosamente pelo Rômulo. Terminais multimídias e espaços áudio visuais auxiliam a visita. O museu conta com estacionamento, espaço para shows e café anexos.
Sempre será uma alegria vir a Tiradentes e com certeza voltar ao Museu da Moto.
Fique atento às datas de funcionamento do Museu. O valor cobrado pelo ingresso tem parte da arrecadação destinada ao Asilo de Tiradentes
Leve sua família nesse passeio imperdível.