Quando estava me preparando para ir ao Atacama, pesquisei muito na internet exercícios específicos para motociclistas, tipo alongamentos básicos para evitar o cansaço e deixar os músculos bem relaxados.
Vou falar dos exercícios que aprendi e pratiquei ao longo da viagem. Basicamente foram alongamentos que eu fazia enquanto a moto era abastecida. Rapidinho e indolor.
O mais básicos e até intuitivos, mas que fazem diferença em viagens longas, são:
- Abrir e fechar as mãos para ajudar a circulação e relaxar a musculatura.
- Nos dias mais frios, quando nossa musculatura tende a retesar (fica mais tensa) esticar-se, alongar-se.
Segue algumas sugestões de exercícios que podem ser feitos antes de iniciar a viagem e a cada parada. Cada alongamento deve ser feito durante pelo menos 20 a 30 segundos. Conte mentalmente este tempo. Os movimentos durante o alongamento devem ser feitos até o limite de senti um leve desconforto mas não deve provocar dor.
Alongamento da musculatura posterior do pescoço:
Entrelace as mão na nuca e force o queixo em direção ao peito.
Alongamento da musculatura anterior do pescoço:
Tombe a cabeça para traz, pode empurrar com as mão no queixo, ate ver o teto ou o céu.
Músculos laterais do pescoço:
Tombe a cabeça lateralmente para o lado direito para alongar a lateral esquerda do seu pescoço e para o lado esquerdo para alongar a lateral direita. Tente colocar a lateral do capacete no ombro. Pode ajudar puxando a cabeça pelo alto do capacete.
Alongamento dos flexores e extensores de braço:
Estique a mão para frente, pegue nas costas dela, mantendo o cotovelo reto. Puxe para baixo e sinta a musculatura. No mesmo movimento você vai colocar a palma da mão para cima, vai puxar para baixo pela ponta dos dedos, sempre com o cotovelo reto.Isso serve para o ante braço esticar, uma musculatura que você usa bastante para aceleração e desaceleração da motocicleta. Faça isso dos dois lados
Alongamento dos ombros:
Eleve o braço direito como se fosse passar a mão por trás da cabeça. Em seguida segure o cotovelo com a mão contra lateral, puxando-a nesta direção, Em seguida repita o exercício com o ombro esquerdo.
Alongamento dos extensores e flexores de pé:
Pegue no peito do pé ou na ponta dos dedos, e encoste o calcanhar no glúteo (nádega), joelho com joelho (alinhados), puxe alongando.Repita com a outra perna.
Alongamento da musculatura dorsal:
Mantenha os pés juntos e desça lentamente tentado tocar as pontas dos dedos dos pés. Abaixe até o seu limite e mantenha esta postura. Em seguida levante devagar, apoie as mãos na cintura e incline o máximo possível para trás mantendo também o mesmo tempo.
Transforme seu relaxamento em um hábito, mesmo nos dias que não for pilotar. Eles te deixarão mais flexível e auxiliarão também na circulação sanguínea através das contrações musculares, o que reduz o risco de cãibras.
“Bora alongar” riders !
Faz toda a diferença! Recomendo!
Vale muito a pena. Eu recomendo!