Bora Mundo
Apaixonados por motociclismo

Um tal lugar chamado Morro da Água Quente

Mauro Assumpção - Colunista Bora Mundo

2 7.045

Numa das minhas viagens de moto por Minas Gerais, Estado que me acolheu de nascença, e de minha predileção para conhecê-lo de “cabo-a-rabo” (dito mineirês), defini que meu rumo seria, desta vez, a rodovia 356 (dos Inconfidentes).

Então parti, de BH, minha cidade natal rumo ao objetivo.

Em Mariana, na minha parada estratégica, resolvi conhecer um tal “Morro da Água Quente”, que fica a 45kms de Mariana pela MG-129, povoado pertencente a Catas Altas. Uma estrada que, por sinal, muito linda… recheada de curvas de baixa velocidade, mas que contrastava nos primeiros kilômetros saindo de Mariana com aquela famosa barragem de mineração que se rompeu; Ahhh! Triste, né!? Mas segui em frente com aquele olhar clínico, apreciador de belezas naturais que sou, de Mariana ao tal Morro da Água Quente.

Para minha surpresa, isso na rodovia MG-129, comecei a delirar ao me aproximar daquela exuberante Serra do Espinhaço, que por sinal onde fica cravado o Santuário do Caraça que de tão alto, encostava nas nuvens. Curti demais esse visual!

Serra do Espinhaço

Margeando a Serra, nesse clima muitíssimo favorável das Minas Gerais, fui me aproximando do meu destino, intrigado pelo nome do lugar: Morro da Água Quente. Viajo literalmente nas razões dos porquês destes nomes, etc… Viagem minha…

No trevo para a entrada deste povoado há um restaurante espetacular, típico da culinária mineira, excelente para motociclistas por sinal.

Minhas primeiras impressões sobre o lugar é de, sempre penso assim, “moraria aqui”. Lugar calmo, cheiro de mato molhado, ao pé da serra, e sob olhares dos moradores do distrito me senti em casa, receptivo. Gostei!

Nas minhas idas e vindas pelas cidades, distritos, povoados, vilas, etc, sempre peço informação por uma praça ou igreja, é que imagino ser o ponto inicial de observação.

Eis que cheguei!

Andando só de primeira, no controle da embreagem da moto, fui observando cada canto deste lugar, namoradeiras nas janelas, jardins, até chegar num tal Balneário que foi construído para servir de área de lazer para a comunidade. Além de uma bela vista, o local tem quadras para a prática de esportes, bar, lagoa e brinquedos para crianças. O Parque abriga ainda o Curral dos Cabritos e também um poço que era de água quente, originando o nome do distrito Morro da Água Quente. Aí foi entendido o porquê do nome do lugar.

 

Me dado por satisfeito, com ar renovado pela pureza do oxigênio do lugar e minhas dúvidas sobre o nome do lugar resolvidas, voltei, contente e pensando qual seria o próximo destino.

Até mais…

 

  1. Edileni Diz

    Visitei esse tal morro…. fiquei encantada! Sua descrição para o local é perfeita…

  2. Marcelo Vieira Diz

    Belo lugar. A beleza está ameaçada pelo retorno da atividade de mineração. Que pena!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.